Agenda intensa marca semana da OCBPM em Brasília

Agenda intensa marca semana da OCBPM em Brasília

Em semana de intensa agenda em Brasília, a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) marcou presença em importantes órgãos e eventos, com objetivo de discutir e promover ações voltadas para o patrimônio, turismo e cultura do país. O presidente da OCBPM, Mário Nascimento, esteve à frente das negociações, dando voz ao compromisso da entidade com a preservação e valorização dos sítios reconhecidos pela UNESCO no Brasil.

Em visita ao Ministério do Turismo, a comitiva da OCBPM, liderada por Mário Nascimento, foi recebida pela ministra Daniela Carneiro. A pauta abrangente incluiu desde a discussão sobre o “Mundo Gaúcho”, até a viabilização do Plano Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial do Brasil, conforme determinado pelos acórdãos 3155/2016 e 311/2017 do Tribunal de Contas da União – TCU.

Ainda em Brasília, a OCBPM reforçou a necessidade de um Acordo de Cooperação Técnica entre a organização, o Iphan e o Ministério do Turismo para apoio na elaboração de projetos de implantação de 16 Centros de Interpretação e a respectiva sinalização turística ligada aos sítios culturais e mistos brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Durante a reunião com a Embratur, o presidente da instituição, Marcelo Freixo, foi convidado a firmar um Acordo de Cooperação Técnica para fomentar a participação de pequenos municípios em feiras internacionais. Discutiu-se, também, a importância do uso da imagem do Patrimônio Mundial, cultural, natural, imaterial e geoparques do Brasil nas promoções internacionais que promovem o país.

“O compromisso com a preservação e valorização do nosso patrimônio é uma responsabilidade de todos nós. As discussões e acordos desta semana em Brasília reforçam o papel da OCBPM em assegurar a divulgação adequada e o investimento em nossos sítios de patrimônio mundial”, destacou Mário Nascimento.

Esta rodada de encontros representa um passo significativo na busca contínua da OCBPM em promover e proteger o patrimônio do nosso Brasil.

© 2024. Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial. Todos os direitos reservados.