Brasil: um tesouro de experiências únicas

Brasil: um tesouro de experiências únicas

27 de setembro – Dia Mundial do Turismo
Artigo por Mário Augusto Ribas do Nascimento – presidente da OCBPM

Neste Dia Mundial do Turismo, voltamos nossa atenção para o Brasil, um país abençoado com uma riqueza inigualável de belezas naturais, culturais e históricas. Enquanto celebramos as maravilhas que nos cercam, é o momento perfeito para refletir sobre o imenso potencial do turismo no nosso país.

O Brasil deve ser referência mundial no turismo e  é a única atividade econômica que pode repetir o impulso que o Agro deu à economia brasileira. Nossas belezas naturais, culturais e históricas são tesouros com potencial extraordinário de encantar o mundo.

Com 23 sítios do patrimônio mundial cultural, natural e misto, o Brasil é um verdadeiro tesouro de experiências únicas. De Salvador a Ouro Preto, do Pantanal ao Parque Nacional da Serra da Capivara, de norte a sul, cada local conta uma riqueza fascinante e oferece vivências que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar do planeta.

É também uma oportunidade de impulsionar nossa economia e criar empregos. O turismo, que atrai brasileiros e visitantes de todo o mundo, também melhora a vida das pessoas, promove o desenvolvimento local e a preservação do nosso patrimônio. Cada turista que se apaixona pelo destino Brasil contribui para a construção de um futuro mais promissor aos brasileiros. 

À medida que comemoramos o Dia Mundial do Turismo, lembramo-nos de que o Brasil possui um potencial ilimitado para encantar o mundo. Está em nossas mãos aproveitar esse potencial e compartilhar as riquezas do nosso país com o resto do planeta. Juntos, podemos fazer do turismo uma força transformadora que não apenas enche nossos corações de alegria, mas também fortalece nossos laços com o mundo.

Então, que cada visita a um de nossos destinos turísticos e Sítios do Patrimônio Mundial seja uma celebração da diversidade, da cultura e da natureza do Brasil. E que continuemos a trabalhar para que o Brasil se destaque não apenas pela sua beleza, mas também pelo seu compromisso com a sustentabilidade e a valorização da vida, nosso patrimônio maior.

Mário Augusto Ribas do Nascimento 
Presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial.  
Coordenador Técnico da Área de Turismo da Famurs.
Consultor da CNM.

© 2024. Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial. Todos os direitos reservados.