Estratégias para reabilitação de áreas centrais serão debatidas em Recife

O II Seminário de Reabilitação de Áreas Centrais promovido pelo Porto Digital e BNDES nos dias 26 e 27 de fevereiro terá a participação da OCBPM
A Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) confirmou a sua participação no II Seminário de Reabilitação de Áreas Centrais, promovido pelo parque tecnológico Porto Digital e BNDES, nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Recife (PE). A entidade também divulgou a programação entre os gestores das cidades brasileiras consideradas patrimônio mundial, ressaltando a importância de conhecer o projeto de recuperação em andamento na capital de Pernambuco. As inscrições podem ser acessadas aqui.
O presidente da OCBPM, Mário Nascimento, destacou a relevância do evento e o potencial de aprendizado oferecido por iniciativas como essa liderada pelo Porto Digital e pelo BNDES. “A gestão do patrimônio pode se beneficiar de estratégias inovadoras, como o projeto de reabilitação de áreas centrais de Recife. É uma excelente oportunidade para conhecer e discutir novos modelos em busca da transformação e inovação necessárias para cuidar de nossas cidades”, enfatizou Mário Nascimento.
No seminário, especialistas e equipes envolvidas no projeto compartilharão conquistas, aprendizados e impactos alcançados na reabilitação de áreas centrais. A atividade proporciona ainda um espaço para a troca de experiências entre os participantes, promovendo o debate e a reflexão sobre as melhores práticas e caminhos para a reabilitação urbana. Além de Recife, a experiência de São Luís (MA) também será apresentada.
O Projeto de Reabilitação de Áreas Centrais desenvolveu modelos e mecanismos econômico-financeiros, legal-jurídicos e urbanístico-estratégicos, adaptados à realidade do centro da cidade do Recife. Esses instrumentos são capazes de mobilizar interesses e investimentos, tanto públicos quanto privados, em favor de processos de reabilitação de áreas centrais de cidades.