Novo PAC Seleções contempla 20 projetos de restauração em cidades patrimônio mundial

Novo PAC Seleções contempla 20 projetos de restauração em cidades patrimônio mundial

No total, o governo federal selecionou 105 projetos em 83 municípios com investimentos de R$40,9 milhões.

O governo federal divulgou os resultados do Novo PAC Seleções. Dessa vez, com recursos destinados a ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro. No total, foram aprovados 105 projetos em 83 municípios com investimentos de R$ 40,9 milhões. Destes, 20 propostas contemplam projetos de restauração em dez cidades patrimônio mundial.

O anúncio foi destacado pelo presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento. Segundo ele, a expectativa é de mais resultados positivos para o turismo com os novos investimentos. “Estamos falando de revitalização de áreas urbanas, atração de turistas, criação de empregos, estímulo ao comércio, tudo isso a partir da preservação do nosso patrimônio cultural”, avaliou Mario Nascimento.

Entre os projetos de engenharia e arquitetura para recuperação de bens tombados estão contempladas as seguintes cidades patrimônio mundial da Unesco: Salvador, Brasília, cidade de Goiás, São Luiz, Belo Horizonte, Ouro Preto, Diamantina, Olinda, Rio de Janeiro e São Miguel das Missões. 

Salvador (BA) foi a cidade com mais projetos aprovados. No total, seis propostas, incluindo a restauração de três terreiros tombados pelo IPHAN: Terreiro da Casa Branca, Terreiro do Gantois e Terreiro Ilê Maroialaji. Enquanto São Luiz (MA) terá três propostas executadas para revitalização do Centro Histórico. 

O Complexo da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), será beneficiado com a recuperação da Praça Dino Barbieri. Receberão investimentos projetos de Ouro Preto (MG) e Diamantina (MG), inclusive a restauração dos sinos das Igrejas das duas cidades mineiras, atendendo à preservação dos Toques de Sinos do estado, registrado como Patrimônio Imaterial do Brasil em 2009. 

Ainda foi contemplada a reforma da Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), incluindo seus equipamentos integrados, como o Espaço Lúcio Costa e o Museu da Cidade. No Sul do país, após ganhar requalificação urbanística, o Sítio Histórico e Arqueológico de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões (RS), foi incluído no PAC Seleções e terá a qualificação das suas edificações de apoio. 

Nas próximas fases do programa, serão celebrados os Termos de Compromisso com cada uma das propostas e, posteriormente, formalizados, juntamente com o Iphan, os planos de trabalho, com as definições de prazos, recursos e formas de contratação para execução dos projetos. 

“Precisamos de mais editais e recursos para investimento no nosso patrimônio. Sabemos que a restauração desses locais históricos e culturais têm um potencial enorme para atração de turistas interessados em explorar o patrimônio mundial do nosso país. Além de contribuir para a promoção do turismo sustentável, preservar a identidade cultural e histórica da cidade também beneficia as comunidades, trazendo benefícios econômicos e sociais significativos”, ressaltou Mário Nascimento. 

Conheça todos os projetos contemplados nas Cidades Patrimônio Mundial declaradas pela Unesco:

SALVADOR
Terreiro da Casa Branca, Terreiro do Gantois e Terreiro Ilê Maroialaji 
Restauro do Conjunto Casa Berquó e Sete Candeeiros para Criação do Centro de Referência do Patrimônio
Requalificação de Casarões no Centro Histórico de Salvador para Criação de Conjunto de Habitação Social em área tombada
Requalificação de Imóveis da Região do Pilar para Criação de Conjunto de Habitação Social 
Restauro do Convento de Santa Clara do Desterro 
Restauro da Faculdade de Medicina da Bahia 

BRASÍLIA 
Restauro da Praça dos Três Poderes e de seus Equipamentos Integrados  
Restauro do Museu do Catetinho  
Restauro do Museu Vivo da Memória Candanga 

GOIÁS/GO
Restauro do Museu Palácio Conde dos Arcos 

SÃO LUÍS
Restauro do Museu Casa de Nhozinho 
Restauro do Museu Histórico e Artístico do Maranhão
Restauro do Centro cultural Odylo Costa Filho 

BELO HORIZONTE
Restauro do Espaço Dino Barbieri para o recuperação do projeto original de Burle Marx no Complexo da Pampulha 

OURO PRETO
Restauro dos Sinos
Restauro da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos 

DIAMANTINA
Restauro dos Sinos 

OLINDA
Restauro do Conjunto dos Chalés do Carmo para Centro de Difusão do Carnaval

RIO DE JANEIRO
Restauro da Fazenda Capão do Bispo – Museu e Centro de Estudos Arqueológicos 

SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
Restauro das Edificações do Centro Cultural do Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo

© 2022-2025. Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial. Todos os direitos reservados.