Autêntico retrato do Brasil Colônia, a cidade de Goiás busca preservar seu patrimônio cultural prestes a completar 300 anos
Em uma conversa exclusiva com o prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouvea, abordamos a riqueza cultural, o potencial do turismo e a importância da OCBPM para a preservação do patrimônio mundial do país.
Há 22 anos, a cidade de Goiás (GO) passou a ser reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Fundada por bandeirantes em busca de ouro, preserva até hoje a arquitetura colonial vernacular, com ruas de pedra e casas emendadas. O município, que foi capital do estado de Goiás por mais de dois séculos, destaca-se também pela rica herança cultural, representada por artistas renomados como Cora Coralina e Goiandira do Couto, e por tradições que já são raras no país, como a Folia de Reis, Fogaréu e as Serenatas.
¨Goiás caminha para o seu tricentenário. Para celebrar esta efeméride, estamos fazendo uma grande articulação para que, aos 300 anos, todos encontrem uma cidade bem cuidada, fomentadora de cultura e geradora de oportunidades para tantas pessoas”, destacou o prefeito Aderson Gouvea.
No caminho do desenvolvimento, a cidade aposta no turismo, desenvolvendo estratégias para fomentar e qualificar o setor. Um exemplo é o projeto de sinalização turística desenvolvido pela OCBPM – Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial. Para o prefeito, a iniciativa não apenas orientará os visitantes sobre como chegar à cidade e conhecer os seus atrativos, mas também valorizará a história local.
“O projeto que a OCBPM está desenvolvendo, de sinalização turística, vai ajudar muito as cidades patrimônio histórico, porque informa, aponta os locais de visitação e valoriza a história local. Com certeza vai fortalecer ainda mais o turismo aqui na cidade de Goiás”, avaliou Aderson.
De um modo geral, as cidades históricas desafiam a gestão pública, especialmente em relação à preservação de seus prédios e ruas. Nessa tarefa, o prefeito Aderson destaca o papel da OCBPM em aglutinar esforços, pleitear recursos junto ao governo e conscientizar sobre a importância das cidades históricas na construção da identidade nacional.
“Ser uma cidade histórica, tombada pelo Iphan e reconhecida pela Unesco, como é o caso de Goiás, tem as suas vantagens e desafios. É preciso uma organização capaz de evidenciar e pleitear junto aos espaços de governo investimentos. Uma das lutas da Organização é fazer com que a União reconheça o grande papel que essas cidades históricas têm no país ao trazer as experiências do passado para as presentes e futuras gerações”.
Outro projeto inovador da OCBPM, destacado pelo prefeito Aderson Gouvea, é a criação dos projetos para a construção dos Centros de Interpretação. Ele reconhece que ao criar espaços de encontro com a diversidade cultural, esses centros não apenas vão enriquecer a experiência dos visitantes, mas também despertar o interesse em explorar ainda mais os atrativos da cidade.
“O centro de interpretação tem esse papel importante de reunir cada uma das expressões da cultura, do folclore, da culinária e da história das pessoas que fizeram com que essa cidade pudesse manter até hoje o seu jeito. Temos que parabenizar a OCBPM por toda essa articulação, de pensar projetos, de manter a história e o valor dessas cidades”, acrescentou o prefeito.
A gestão do patrimônio cultural mundial do Brasil tem no exemplo da cidade de Goiás, a determinação em preservar acima de todos os desafios que são comuns às cidades históricas. Ao mesmo tempo, projetos inovadores como a Sinalização Turística e os Centros de Interpretação, coordenados pela OCBPM, tornam o futuro de Goiás ainda mais promissor, garantindo que as próximas gerações possam se conectar com a riqueza do passado, presente e futuro dessa jóia do Brasil Central.
Você sabe o que a cidade de Goiás possui de tão especial que levou ao reconhecimento mundial do seu patrimônio?
- Casas emendadas, ruas e calçamentos de pedra,
- Artesanato,
- Cerâmicas,
- Folia de Reis,
- Fogaréu,
- Capoeira,
- Serenatas,
- Quilombo,
- Fonte Encantada da Carioca,
- Serra Dourada,
- Morro do Cantagalo
- Cora Coralina,
- Goiandira do Couto,
- Octo Marques