Gestores municipais alinham ações para retomada do turismo no RS
Impacto do desastre climático exige investimentos emergenciais na recuperação da infraestrutura nos municípios
A retomada do turismo com a definição de ações de enfrentamento ao impacto do desastre climático que se abateu no Rio Grande do Sul reuniu dirigentes da área de turismo das prefeituras gaúchas nesta quarta-feira, dia 15/05.
O encontro do Conselho dos Dirigentes Municipais de Turismo (Coditur/RS), órgão vinculado à Famurs, contou com a presença do secretário estadual do Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Júnior. O encontro contou com o apoio e foi mediado pelo presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento.
O objetivo foi identificar propostas que possam fomentar a atividade do turismo no próximo semestre, com potencial de minimizar as perdas do setor. Entre os desafios, estão a articulação de voos nos aeroportos regionais, a viabilização de linhas de crédito para os empreendedores afetados pelas cheias, recursos para recuperação da infraestrutura nos municípios, bem como a participação em feiras de turismo para fortalecimento da divulgação dos atrativos do RS.
Outra estratégia será a definição de um calendário de eventos estratégicos na tentativa de ampliar a visitação ao estado a partir de setembro. As proposições discutidas no encontro serão formalizadas por meio de um documento a ser encaminhado aos órgãos estaduais e federais em busca de atender as reivindicações dos municípios.