OCBPM parabeniza António Ponte por prêmio português de Museu do Ano

OCBPM parabeniza António Ponte por prêmio português de Museu do Ano

Diretor do Museu Nacional de Soares dos Reis, António Ponte, responsável pelos estudos técnicos dos projetos dos Centros de Interpretação nas cidades patrimônio mundial brasileiras, recebeu o Prêmio do presidente de Portugal.

O Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) recebeu na sexta-feira, dia 31/05, o Prêmio Museu do Ano, concedido pela Associação Portuguesa de Museologia.  O museu, localizado na cidade do Porto, é dirigido por António Ponte, e devido à importância e prestígio da distinção, a sessão que concedeu o prêmio foi presidida pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. António Ponte é museólogo e responsável também pelos estudos técnicos preliminares para a execução dos projetos dos Centros de Interpretação em 16 cidades patrimônio mundial Cultural do Brasil, realização da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial, OCBPM.  Saiba mais sobre o prêmio aqui.

“Queremos parabenizar o dr. António Ponte pelo esforço e dedicação em promover uma proposta inovadora em Portugal, e manifestar nosso orgulho em saber que as nossas iniciativas estão nas melhores mãos. António tem grande experiência e com sua consultoria estaremos desenvolvendo projetos de Centros de Interpretação arrojados, pensando na experiência dos visitantes de forma lúdica e interativa”, elogiou o presidente da OCBPM, Mário Nascimento.

António Ponte manifestou o quanto sente-se honrado com a premiação que valoriza o empenho de todos os profissionais que contribuem para valorizar e qualificar o museu. “Tratando-se de uma premiação entre pares, a atribuição do Prêmio Museu do Ano adquire ainda maior significado e relevância, traduzindo o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, sobretudo após a reabertura plena do Museu Nacional Souza Reis”, afirmou António Ponte. 

De acordo com justificativa da premiação, que contou com 170 concorrentes, a escolha do Museu Souza Reis está relacionada com a “reorganização e reestruturação” realizada naquele espaço museológico portuense, parcialmente fechado durante três anos e que reabriu com um projeto moderno e um renovado diálogo com os visitantes.

O Museu Nacional Soares dos Reis tem origem no Museu de Pinturas e Estampas e outros Objetos de Belas Artes, criado em 1833 por D. Pedro I, imperador do Brasil, e rei de Portugal entre 1826 e 1834. Reúne atualmente a coleção mais importante de arte portuguesa do século XIX, tendo renovada sua exposição de longa duração considerando padrões de acessibilidade e inclusão museológica. Nos últimos anos, o MNSR constituiu-se num espaço plural, de partilha de identidade e pertencimento através da arte e cultura, promovendo a reflexão, a criatividade e o pensamento crítico contemporâneo, partindo das coleções que guarda, conserva, investiga e comunica.

Com informações da Assessoria de Comunicação do MNSR

© 2022-2025. Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial. Todos os direitos reservados.