OCBPM articula a reabertura do Museu de São Miguel das Missões
Iphan, Ibram e Prefeitura Municipal definem acordo de cooperação para retomada do espaço localizado no sítio chancelado como Patrimônio Mundial da Humanidade
A Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) participou no dia 11/07, de importante reunião para agilizar a retomada das atividades do Museu das Missões. Fechado desde a pandemia, o museu reúne o maior acervo público de esculturas missioneiras em madeira do Mercosul e fica localizado dentro do Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
No encontro, foi definida a celebração de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Iphan, Ibram e a Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões. Participaram o presidente do Iphan, Leandro Grass, a presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro, o presidente da OCBPM, Mário Nascimento, e o prefeito de São Miguel das Missões, José Roberto, acompanhados de diretores e equipes técnicas dos referidos órgãos.
“Agradecemos o esforço de todos que entenderam que há condições de reabrir o museu. É uma questão de traçarmos novas estratégias de gestão”, disse o prefeito de São Miguel das Missões, destacando a importância do museu e o quanto os visitantes aguardam a reabertura.
Mário Nascimento, o presidente da OCBPM, lembrou que em 2026 serão comemorados 400 anos das Missões no Brasil. “Esse acordo é uma vitória para avançarmos nas tratativas de reabertura do museu, fechado há mais de 3 anos e que é equipamento importantíssimo para os visitantes e turistas”, comemorou.
O Acordo de Corresponsabilidade será assinado pelo Iphan, Ibram e Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões. Os serviços de vigilância, limpeza, internet, atendimento e visitação museológica são parte do acordo. O prazo para elaboração da minuta, e aprovação das procuradorias jurídicas, ficou fixado em dez dias. O objetivo é a reabertura do museu até o dia 3 de agosto.
Tendo no seu acervo a maior coleção pública de esculturas missioneiras em madeira policromada dos séculos XVII e XVIII do Mercosul, o Museu das Missões preserva o legado cultural da antiga Redução de São Miguel Arcanjo. O museu fica localizado dentro do Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Projetado pelo arquiteto Lúcio Costa, é composto por dois espaços: o Pavilhão Lúcio Costa, que abriga a exposição de longa duração, e a Casa do Zelador, planejada originalmente como habitação, que acabou sendo incorporada ao museu e hoje abriga o Núcleo Expositivo Memória e História. O museu integra a estrutura do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), autarquia do governo federal.