Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco
Presidente da OCBPM, Mário Nascimento, comemora a conquista que torna o estado do Maranhão detentor de dois sítios na lista da Unesco
A Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) comemorou o anúncio, nesta sexta-feira (dia 26/07), que declara o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade. A decisão ocorreu na 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), realizada em Nova Délhi, na Índia.
Mário Nascimento, presidente da OCBPM, destacou a importância da conquista para o turismo brasileiro. “Meus parabéns à todos os maranhenses por esta grande conquista. Sem dúvida, este título é um reconhecimento do esforço coletivo e do compromisso com a conservação do nosso patrimônio natural. Em breve faremos uma visita institucional para estreitar laços e alinhar ações conjuntas para impulsionar o turismo como estratégia de desenvolvimento sustentável”, acrescentou.
O parque, situado a cerca de 250 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão, foi criado há mais de 40 anos e é o maior campo de dunas da América do Sul, abrangendo 155 mil hectares. O município de Barreirinhas dá o acesso principal ao parque, famoso pelas lagoas cristalinas que se formam durante o período de chuvas. Atualmente, a gestão do parque é realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Entre os requisitos atendidos pelo parque para obter o título figuram a beleza natural, os aspectos geológicos significativos e os habitats para a conservação da biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas. O dossiê de candidatura dos Lençóis Maranhenses foi elaborado em 2018.
Com essa conquista, o Brasil soma oito sítios declarados Patrimônio Natural Mundial, incluindo o Parque Nacional de Iguaçu, as reservas de Mata Atlântica, a Costa do Descobrimento, as áreas Protegidas da Amazônia Central e do Pantanal, a Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, além do arquipélago de Fernando de Noronha e do Atol das Rocas. Graças a esse título conferido ao Parque dos Lençóis Maranhenses, o Brasil registra agora 24 sítios inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. O estado do Maranhão já possuía o Centro Histórico da capital, São Luís, como patrimônio cultural mundial da Humanidade.