OCBPM acompanha entrega da restauração do Edifício Doca de Santos, sede do Iphan no Rio de Janeiro
A Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) participou nesta quarta-feira, dia 07/08, da reinauguração do prédio da sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio de Janeiro. O Edifício Docas de Santos, reconhecido pelo seu valor histórico, foi totalmente restaurado, recebendo investimentos de mais de R$18 milhões, em uma obra que levou quase cinco anos.
Pela importância para a cultura do país, a cerimônia foi acompanhada pela ministra da Cultura, Margareth Menezes; pelo presidente do Iphan, Leandro Grass e o superintendente do Iphan-RJ, Paulo Vidal, além da presença do presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues; da secretária de Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga e da presidente da Funarte, Maria Marighella.
O presidente da OCBPM, Mário Nascimento, convidado para prestigiar a solenidade, destacou que a recuperação de um prédio histórico tão significativo é crucial para a valorização do patrimônio cultural material do país. “O Edifício Docas de Santos é um testemunho tangível da história, cultura e identidade da sociedade brasileira. Sabemos que restaurações como esta além do papel de preservar a nossa memória constituem-se como importantes atrativos turísticos culturais, atraindo visitantes e estimulando o desenvolvimento”, comemorou.