OCBPM acompanha entrega da restauração do Edifício Doca de Santos, sede do Iphan no Rio de Janeiro

OCBPM acompanha entrega da restauração do Edifício Doca de Santos, sede do Iphan no Rio de Janeiro

A Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) participou nesta quarta-feira, dia 07/08, da reinauguração do prédio da sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio de Janeiro. O Edifício Docas de Santos, reconhecido pelo seu valor histórico, foi totalmente restaurado, recebendo investimentos de mais de R$18 milhões, em uma obra que levou quase cinco anos. 

Pela importância para a cultura do país, a cerimônia foi acompanhada pela ministra da Cultura, Margareth Menezes; pelo presidente do Iphan, Leandro Grass e o superintendente do Iphan-RJ, Paulo Vidal, além da presença do presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues; da secretária de Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga e da presidente da Funarte, Maria Marighella.

O presidente da OCBPM, Mário Nascimento, convidado para prestigiar a solenidade, destacou que a recuperação de um prédio histórico tão significativo é crucial para a valorização do patrimônio cultural material do país. “O Edifício Docas de Santos é um testemunho tangível da história, cultura e identidade da sociedade brasileira. Sabemos que restaurações como esta além do papel de preservar a nossa memória  constituem-se como importantes atrativos turísticos culturais, atraindo visitantes e estimulando o desenvolvimento”, comemorou.

© 2024. Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial. Todos os direitos reservados.