OCBPM destaca reconhecimento mundial do Brasil no Dia do Patrimônio 

OCBPM destaca reconhecimento mundial do Brasil no Dia do Patrimônio 

Com o objetivo de promover a cultura e a preservação das Cidades Históricas e Patrimônio Mundial no Brasil, a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) está engajada nas ações de divulgação do Dia do Patrimônio. A data comemorada no dia 17 de agosto homenageia o legado do historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo de Andrade. Nascido neste dia, em 1898, Rodrigo foi pioneiro na consolidação jurídica do patrimônio cultural no país, sendo o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de 1937 a 1967. 

O primeiro bem cultural do Brasil inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco foi Ouro Preto, tendo sido reconhecido no dia 5 de setembro de 1980. É um local de valor universal excepcional devido à paisagem de morros e vales, à qualidade estética da arquitetura colonial e ao padrão urbano irregular. Ao mesmo tempo, representa uma sociedade construída sobre a riqueza da mineração pioneira de ouro sob o domínio colonial português. 

Hoje, participam desta lista mais 14 bens patrimoniais culturais de interesse global: Brasília (DF), Cais do Valongo – Rio de Janeiro (RJ), Centro Histórico de Goiás (GO), Centro Histórico de Diamantina (MG), Centro Histórico de Ouro Preto (MG), Centro Histórico de Olinda (PE), Centro Histórico de São Luís (MA), Centro Histórico de Salvador (BA), Conjunto Moderno da Pampulha – Belo Horizonte (MG), Ruínas de São Miguel das Missões (RS), Parque Nacional Serra da Capivara (PI), Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE), Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (RJ), Santuário do Bom Jesus de Matozinhos – Congonhas (MG) e o Sítio Roberto Burle Marx (RJ). 

No total, desde o primeiro reconhecimento, o Brasil soma 24 lugares declarados como Patrimônio Mundial pela Unesco. A mais recente chancela foi em julho deste ano, com a declaração do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade. Com essa conquista, o Brasil possui no total oito sítios declarados Patrimônio Natural Mundial, incluindo o Parque Nacional de Iguaçu, as reservas de Mata Atlântica, a Costa do Descobrimento, as áreas Protegidas da Amazônia Central e do Pantanal, a Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, além do arquipélago de Fernando de Noronha e do Atol das Rocas. 

A OCBPM como única organização que representa as cidades patrimônio mundial faz parte da história de defesa do patrimônio cultural e natural do Brasil. Para o presidente da OCBPM, Mário Nascimento, o Dia do Patrimônio tem uma importância significativa para conscientizar o público sobre o valor histórico, cultural e econômico dos locais que possuem patrimônios reconhecidos. “Nesta data queremos reforçar a importância das cidades patrimônio e a contribuição destes locais de interesse mundial em promover o turismo sustentável e engajar a comunidade e entidades em ações concretas de preservação e valorização do nosso patrimônio”, declarou.  

Relembre a lista de Sítios Patrimônio Mundial, Culturais, Naturais e Misto declarados como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Patrimônio Mundial Cultural

  1. Brasília (DF)
  2. Cais do Valongo – Rio de Janeiro (RJ)
  3. Centro Histórico de Goiás (GO)
  4. Centro Histórico de Diamantina (MG)
  5. Centro Histórico de Ouro Preto (MG)
  6. Centro Histórico de Olinda (PE)
  7. Centro Histórico de São Luís (MA)
  8. Centro Histórico de Salvador (BA)
  9. Conjunto Moderno da Pampulha – Belo Horizonte (MG)
  10. Missões Jesuíticas Guaranis – no Brasil, ruínas de São Miguel das Missões (RS)
  11. Parque Nacional Serra da Capivara (PI)
  12. Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE)
  13. Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (RJ)
  14. Santuário do Bom Jesus de Matozinhos – Congonhas (MG)
  15. Sítio Roberto Burle Marx (RJ)

Patrimônio Mundial Natural

  1. Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MT/MS)
  2. Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM)
  3. Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica (BA/ES)
  4. Ilhas Atlânticas: Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN)
  5. Parque Nacional do Iguaçu (PR)
  6. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)
  7. Reservas da Mata Atlântica (PR/SP)
  8. Reservas do Cerrado: Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (GO)

Patrimônio Misto

  1. Paraty e Ilha Grande (RJ): Cultura e Biodiversidade

© 2022-2025. Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial. Todos os direitos reservados.