“Viajando pelo Patrimônio”: OCBPM e IPHAN celebram sucesso no Salão de Turismo 2024 

“Viajando pelo Patrimônio”: OCBPM e IPHAN celebram sucesso no Salão de Turismo 2024 

O Salão de Turismo 2024, realizado no Rio Centro, Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 11 de agosto, teve destacada participação da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A iniciativa “Viajando pelo Patrimônio” atraiu milhares de visitantes ao estande, onde 584 fotos foram oferecidas na experiência interativa que permitia aos participantes escolherem um patrimônio brasileiro como cenário de uma lembrança única.

O presidente da OCBPM, Mário Nascimento, e o superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Paulo Vidal, receberam diversas autoridades no estande compartilhado entre as organizações. O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou da experiência imersiva e educativa do estande, escolheu o seu destino e também levou a foto interativa em um patrimônio mundial. A visita ocorreu logo após a solenidade de abertura do Salão, que contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e diversas autoridades. Também contamos com a presença das executivas Isabel de Paula da Unesco; Luciane Gorgulho do BNDES; do presidente da  Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, a TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida e o vice-presidente da TurisRio, Pablo Kling; a secretária executiva do MTur, Ana Carla Machado Lopes, além de diversos gestores e técnicos dos municípios patrimônio mundial. 

O sucesso do evento e a parceria com IPHAN, Ministério do Turismo (MTur) e Unesco foi saudada pelo presidente Mario Nascimento: “Estamos extremamente satisfeitos com a receptividade do público e com a oportunidade de promover as cidades patrimônio mundial do Brasil. Este evento também foi um espaço de encontro das organizações dos setores público e privado, voltado a fortalecer o turismo cultural e patrimonial no país. Cada vez mais a OCBPM se torna referência como única entidade que representa todos os sítios chancelados como patrimônio mundial do Brasil, devido às suas diversas ações estratégicas em andamento para a preservação e valorização de nosso legado cultural e natural”, afirmou.

O estande OCBPM/IPHANfoi muito procurado por oferecer uma experiência imersiva e educativa, destacando a riqueza cultural e patrimonial do Brasil reconhecida pela Unesco. Telões exibindo vídeos dos destinos, áreas expositivas e espaços instagramáveis foram alguns dos elementos que encantaram os visitantes, proporcionando uma conexão profunda com o patrimônio cultural brasileiro.

Além da experiência interativa, o estande apresentou projetos em andamento, como os Centros de Interpretação Patrimonial e a Sinalização Turística para os sítios culturais reconhecidos pela Unesco, patrocinados pelo BNDES e Vale através da Lei Rouanet.

O evento, promovido pelo Ministério do Turismo, foi também uma oportunidade de reforçar a parceria sólida da OCBPM com o MTur, Iphan, Unesco, BNDES, Vale, Embratur, entre outras entidades do setor público e privado, que compartilham o compromisso com a promoção e preservação do patrimônio mundial do Brasil. 

© 2022-2025. Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial. Todos os direitos reservados.