Parceria Inédita da OCBPM para promoção audiovisual dos destinos patrimônio mundial do Brasil

Parceria Inédita da OCBPM para promoção audiovisual dos destinos patrimônio mundial do Brasil

O NORONHA2B, que aconteceu entre 19 e 23 de agosto, teve a participação da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e da Walper Ruas Produções, numa parceria inédita. O evento, realizado em Fernando de Noronha, patrimônio mundial natural brasileiro, declarado pela UNESCO, reuniu audiovisual e turismo, com ênfase na sustentabilidade. Entre centenas de inscritos, 30 projetos das 5 regiões brasileiras e 3 internacionais foram selecionados para receber tutorias e mentorias de cineastas mais experientes. Entre estes, a diretora Ligia Walper, que atuou em diversos dos projetos apresentados, tanto na etapa de roteiro, como para filmes já com primeiro corte que buscam direcionamento para festivais e distribuição. 

Durante o evento, o Film Comission Forum reuniu as film comissions de diversas regiões brasileiras, resultando na criação de uma entidade para desenvolver políticas setoriais em conjunto, colocando os destinos turísticos brasileiros e nosso audiovisual na vitrine internacional.

Foram dias de intenso trabalho com mesas, laboratórios, curadorias, rodadas de negócios, exibições, shows, oficinas, fóruns, palestras e encontros que, buscando os incríveis diferenciais locais, aconteceram no Museu dos Tubarões, na Sede do ICMBIO e do Projeto Tamar, no Forte Nossa Senhora dos Remédios, no Terminal Turístico do Cachorro, na Praça São Miguel, na Escola, na Vila dos Remédios. E, claro, em algumas das praias, consideradas entre as melhores do mundo, como Praia do Bode, Praia Cacimba do Padre, Praia do Sancho e Praia da Conceição.    

Ao final do evento, os profissionais convidados contemplaram projetos em destaque. Ligia Walper, em nome da OCBPM, agraciou com “Apoio” os projetos Diabos de Fernando, de Caio Dornelas, um roteiro de ficção e Choródromo, documentário de Helena de Castro, ambos inteiramente rodados em Fernando de Noronha, nosso destino Patrimônio Natural da Humanidade. 

O presidente da OCBPM, Mário Nascimento, destaca a importância destes eventos: “Patrimônio, cultura e turismo têm que andar de mãos dadas para garantir não só a integridade dos nossos destinos patrimônio, como também para gerar pertencimento às populações e assim, gerar trabalho e renda para todos. Estaremos sempre ao lado de projetos que tenham este objetivo. Desejo longa vida ao Noronha2B!”

© 2022-2025. Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial. Todos os direitos reservados.