OCBPM comemora participação na ABAV Expo 2024 com avanços para o turismo de cidades patrimônio mundial

OCBPM comemora participação na ABAV Expo 2024 com avanços para o turismo de cidades patrimônio mundial

A Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) concluiu com sucesso sua missão de promover o turismo nas cidades patrimônio mundial do Brasil durante a ABAV Expo 2024. Considerado o principal evento de turismo do país, a feira também foi uma oportunidade única para divulgar os projetos de Sinalização Turística e Centros de Interpretação em Sítios do Patrimônio Mundial, viabilizados através da Lei Rouanet, com patrocínio da Vale e do BNDES, além do apoio do Iphan, Unesco e Mtur.

“Foram dias intensos, em que conhecemos pessoas com trajetórias e realizações incríveis no turismo brasileiro, além de recebermos muitos incentivos para continuar promovendo nossos destinos patrimônio mundial. Parabéns à ABAV pelo belo evento e a todos que dedicam seus esforços para transformar o turismo na maior indústria de emprego e renda do país”, destacou o presidente da OCBPM, Mário Nascimento

O estande da OCBPM registrou movimentação intensa, atraindo a visita de diversas autoridades e líderes do setor. Entre as presenças, Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional; Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional); e João Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Também passaram por lá operadores de turismo, gestores públicos, agências e agentes de viagens, reforçando o papel estratégico da OCBPM no fomento ao turismo nas cidades de patrimônio mundial.

Roteiros integrados

A OCBPM também discutiu a criação e fortalecimento de roteiros turísticos integrados com destino às cidades patrimônio mundial do Brasil. Em uma reunião com Guilherme Paulus, presidente da CVC, foram debatidas ações conjuntas de promoção desses destinos, envolvendo uma equipe de marketing da operadora de turismo para potencializar o alcance dessas iniciativas.

Pitch de negócios

Durante a ABAV Expo, a OCBPM participou de reunião, na área reservada para Pitch de Negócios, para discutir projetos com a Embratur. O objetivo é fortalecer a promoção dos destinos patrimônio mundial no mercado internacional, focando em iniciativas que incluam projetos audiovisuais, eventos culturais e participação em feiras.

Lançamento da Campanha de Turismo do RS

O presidente da OCBPM, Mário Nascimento, também acompanhou o lançamento da Campanha Nacional de Turismo do Rio Grande do Sul, promovida pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário de Turismo, Ronaldo Santini. A campanha investirá R$30 milhões na atração de turistas ao estado, que está em processo de recuperação após as enchentes de maio.”O Rio Grande do Sul foi duramente atingido pelas enchentes, portanto, a iniciativa de fortalecimento do turismo neste momento é essencial para a recuperação econômica. O turismo é uma indústria de emprego e renda, e o governo acerta ao investir nesse setor”, afirmou Mário.

Governança no Turismo

O presidente da OCBP), Mário Nascimento, também foi convidado pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes, para apresentar o case de governança no turismo das cidades patrimônio mundial na “ABAV Talks”, espaço de palestras e debates da Abav Expo. A palestra do ministro abordou o tema “Governança Pública para o Turismo”. Foi uma oportunidade de destacar o trabalho da OCBPM, junto ao órgão de controle, que conseguiu sensibilizar para a necessidade de fortalecer as políticas públicas de turismo. 

Cerimônia de abertura

O presidente Mário Nascimento também participou da cerimônia de abertura da ABAV Expo 2024, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A solenidade contou com a presença de autoridades como o ministro do Turismo, Celso Sabino; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. A cerimônia ressaltou a importância da ABAV Expo para o desenvolvimento do turismo brasileiro.

© 2024. Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial. Todos os direitos reservados.