OCBPM e Ibram discutem projetos estratégicos para cidades brasileiras patrimônio mundial
No dia 09 de outubro, a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) marcou presença em uma importante reunião no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para discutir ações estratégicas voltadas para cidades brasileiras reconhecidas como patrimônio mundial da Unesco.
O encontro aconteceu no gabinete do Departamento de Processos Museais (DPMUS). O presidente da OCBPM, Mário Nascimento, foi recebido pela diretora do Departamento de Processos Museais, Caroline Gelmini, e pelo diretor do Departamento de Difusão, Fomento e Economia de Museus, Joel Santana da Gama.
Um dos temas centrais da reunião foi a reabertura do Museu das Missões, localizado no Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões (RS). Fechado desde a pandemia, o museu abriga o maior acervo público de esculturas missioneiras em madeira do Mercosul e faz parte do Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela Unesco.
O presidente da OCBPM destacou a importância das celebrações futuras: “Em 2026, completaremos 400 anos das Missões no Brasil. Estamos unindo esforços para garantir a reabertura do museu. Nesse objetivo, a parceria com o Ibram é fundamental, assim como para a construção de novas iniciativas que fomentem o desenvolvimento sustentável nas cidades brasileiras patrimônio mundial”, destacou.