Instalação da nova sinalização qualifica experiência turística no Centro Histórico de Salvador

Instalação da nova sinalização qualifica experiência turística no Centro Histórico de Salvador

Após receber da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), 41 novas placas e totens de sinalização turística para o Centro Histórico de Salvador (BA), a Prefeitura Municipal deu início à instalação dos equipamentos no sítio do Patrimônio Mundial. A conquista foi resultado da atuação da OCBPM, com o patrocínio da VALE e do BNDES, através da Lei Rouanet (Pronac 193517).  

O projeto foi desenvolvido de forma cuidadosa considerando além da questão direcional a experiência turística, incluindo informações sobre a história e a cultura da cidade, através de QR Codes impressos nas peças. “Queremos garantir que os visitantes se envolvam plenamente com a riqueza histórica, natural e cultural desses locais”, explicou o presidente da OCBPM, Mário Nascimento.

Dessa forma, a nova sinalização além de guiar os turistas, torna-se uma ferramenta de democratização da cultura. Ao mesmo tempo, espera-se impulsionar a visitação, com o crescimento de até 30% do fluxo turístico. “A sinalização informa os visitantes e os moradores sobre o patrimônio. Muitas vezes as pessoas estão desinformadas ou mesmo desconhecem a importância daquele bem cultural”, acrescentou o presidente da OCBPM.

O dirigente ressaltou todas as etapas do trabalho, desde a elaboração dos projetos executivos,  visitas técnicas de campo a todos os sítios culturais, extensos registros fotográficos, incluindo o uso de drones, além de reuniões com as equipes técnicas das prefeituras, representantes do IPHAN, e outros atores importantes, compondo um robusto diagnóstico. Todo o trabalho foi elaborado em conformidade com o Guia Brasileiro de Sinalização Turística do IPHAN e da UNESCO para garantir que o resultado terá o mesmo padrão encontrado em qualquer local que é patrimônio reconhecido pela Unesco no mundo. 

Além de Salvador, outras oito cidades serão beneficiadas nesta primeira etapa, com a entrega dos projetos completos e das placas e demais objetos: São Cristóvão/SE; São Miguel das Missões/RS; São Raimundo Nonato/PI; Olinda/PE; Goiás/GO; Ouro Preto, Diamantina e Belo Horizonte/MG. Todas contempladas com uma infraestrutura capaz de facilitar o turismo, ampliar a visitação e proteger o patrimônio brasileiro.

© 2022-2025. Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial. Todos os direitos reservados.