Instalação da nova sinalização qualifica experiência turística no Centro Histórico de Salvador

Após receber da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), 41 novas placas e totens de sinalização turística para o Centro Histórico de Salvador (BA), a Prefeitura Municipal deu início à instalação dos equipamentos no sítio do Patrimônio Mundial. A conquista foi resultado da atuação da OCBPM, com o patrocínio da VALE e do BNDES, através da Lei Rouanet (Pronac 193517).
O projeto foi desenvolvido de forma cuidadosa considerando além da questão direcional a experiência turística, incluindo informações sobre a história e a cultura da cidade, através de QR Codes impressos nas peças. “Queremos garantir que os visitantes se envolvam plenamente com a riqueza histórica, natural e cultural desses locais”, explicou o presidente da OCBPM, Mário Nascimento.
Dessa forma, a nova sinalização além de guiar os turistas, torna-se uma ferramenta de democratização da cultura. Ao mesmo tempo, espera-se impulsionar a visitação, com o crescimento de até 30% do fluxo turístico. “A sinalização informa os visitantes e os moradores sobre o patrimônio. Muitas vezes as pessoas estão desinformadas ou mesmo desconhecem a importância daquele bem cultural”, acrescentou o presidente da OCBPM.
O dirigente ressaltou todas as etapas do trabalho, desde a elaboração dos projetos executivos, visitas técnicas de campo a todos os sítios culturais, extensos registros fotográficos, incluindo o uso de drones, além de reuniões com as equipes técnicas das prefeituras, representantes do IPHAN, e outros atores importantes, compondo um robusto diagnóstico. Todo o trabalho foi elaborado em conformidade com o Guia Brasileiro de Sinalização Turística do IPHAN e da UNESCO para garantir que o resultado terá o mesmo padrão encontrado em qualquer local que é patrimônio reconhecido pela Unesco no mundo.
Além de Salvador, outras oito cidades serão beneficiadas nesta primeira etapa, com a entrega dos projetos completos e das placas e demais objetos: São Cristóvão/SE; São Miguel das Missões/RS; São Raimundo Nonato/PI; Olinda/PE; Goiás/GO; Ouro Preto, Diamantina e Belo Horizonte/MG. Todas contempladas com uma infraestrutura capaz de facilitar o turismo, ampliar a visitação e proteger o patrimônio brasileiro.