OCBPM entrega nova sinalização turística para o Centro Histórico de Diamantina

Com a entrega do projeto completo de sinalização e todas as placas previstas pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), terá início a etapa de instalação no sítio de de Diamantina
Na última segunda-feira, dia 23/12, a Prefeitura Municipal de Diamantina recebeu uma carreta com 69 novas placas de sinalização turística para o Centro Histórico da cidade. A ação é a parte material do projeto de Sinalização Turística do Patrimônio Mundial no Brasil desenvolvido pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), com o patrocínio da VALE e do BNDES, através da Lei Rouanet (Pronac 193517).
O prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, vice-presidente da OCBPM, fez a entrega ao secretário de Turismo e Desenvolvimento Municipal, Ricardo Luiz. A próxima etapa será a instalação das novas placas e totens no Centro Histórico.
O projeto foi desenvolvido de forma cuidadosa considerando, além da questão direcional, a experiência turística, incluindo informações sobre a história e a cultura da cidade, através de QR Codes impressos nas peças. “Essas placas vão trazer para o turista e para o cidadão a informação correta sobre os pontos turísticos, a história e cultura de Diamantina. Este projeto é fundamental para o sítio patrimônio mundial”, destacou Juscelino Roque.
A OCBPM foi responsável pela elaboração do projeto executivo, a partir de visitas de campo ao sítio, incluindo registros fotográficos com uso de drones, além de reuniões com a equipe técnica da prefeitura, representantes do IPHAN e outros atores importantes, compondo um robusto diagnóstico. Todo o trabalho foi elaborado em conformidade com o Guia Brasileiro de Sinalização Turística do IPHAN e da UNESCO para garantir que o resultado terá o mesmo padrão encontrado em qualquer local que é patrimônio reconhecido pela Unesco no mundo.
Além de Diamantina, outras oito cidades estão sendo beneficiadas nesta primeira etapa, com a entrega dos projetos completos e das placas e demais objetos: Salvador/BA; São Cristóvão/SE; São Miguel das Missões/RS; São Raimundo Nonato/PI; Olinda/PE; Goiás/GO; Ouro Preto e Belo Horizonte/MG. Todas contempladas com uma sinalização capaz de facilitar o turismo, ampliar a visitação e proteger o patrimônio brasileiro.