Cidades Patrimônio Mundial: destinos imperdíveis para a temporada de verão

As férias de verão se tornam mais especiais e interessantes com os sítios patrimônio mundial como parte do roteiro. Esse potencial turístico é evidenciado pela sua capacidade de aliar as belezas arquitetônicas e naturais com a oportunidade de conhecimento sobre a história e cultura do Brasil. Mirando essa divulgação, o Ministério do Turismo indicou algumas sugestões para visitação em 2025. A nota pode ser acessada aqui.
De acordo com o presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento, a iniciativa de divulgação das cidades patrimônio mundial é importante para impulsionar o turismo. “Sabemos que o turismo é uma indústria de geração de emprego e renda. Muitos turistas internacionais têm interesse em conhecer as praias e a natureza do Brasil, mas também querem uma oportunidade de imersão na nossa cultura e na nossa história, o que torna os destinos patrimoniais ainda mais relevantes como atrativo e como estratégia de desenvolvimento sustentável”, avaliou o presidente Mário Nascimento.
A publicação evidenciou alguns locais reconhecidos pela UNESCO Patrimônio Mundial da Humanidade por seu valor cultural ou natural, como dica de viagem, elegendo a cidade Histórica de Ouro Preto (MG), o Centro Histórico de Olinda (PE), as Missões Jesuítas Guaranis (RS), o Parque Nacional do Iguaçu (PR), o Pantanal (MT, MS), e as paisagens cariocas entre a montanha e o mar do Rio de Janeiro.
Além destes cinco lugares, o Brasil possui mais 18 Patrimônios da Humanidade, portanto, destinos imperdíveis:
- Centro Histórico de Salvador
- Santuário de Bom Jesus de Matosinhos
- Brasília
- Parque Nacional da Serra da Capivara
- Centro Histórico de São Luís
- Centro Histórico de Diamantina
- Reservas de Mata Atlântica do Sudeste
- Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento
- Complexo de Conservação da Amazônia Central
- Ilhas atlânticas brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas
- Zonas protegidas do Cerrado: Parques nacionais de Chapada dos Veadeiros e das Emas
- Centro Histórico de Goiás
- Praça de São Francisco
- Conjunto Arquitetônico da Pampulha
- Cais do Valongo
- Paraty e Ilha Grande – Cultura e Biodiversidade
- Sítio Roberto Burle Marx
- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses