Unidos do Patrimônio: carnaval nas Cidades Patrimônio Mundial do Brasil em 2025

Unidos do Patrimônio: carnaval nas Cidades Patrimônio Mundial do Brasil em 2025

O país do Carnaval celebra a sua história, cultura, e diversidade nas festividades das Cidades Históricas brasileiras

O Brasil, conhecido mundialmente como o país do carnaval, vê suas cidades patrimônio mundial celebrarem essa tradição com uma intensidade única. Desde as raízes coloniais até os modernos megablocos, o carnaval brasileiro é uma mistura de influências culturais que cativa multidões. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o carnaval deve movimentar R$12 bilhões e atrair 868 mil turistas estrangeiros.

De acordo com o presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento, o turismo de carnaval é uma oportunidade de mergulhar na riqueza cultural das cidades históricas. “O carnaval atrai um número expressivo de turistas, e esse aumento do fluxo impulsiona o comércio local, beneficiando restaurantes, lojas, hotéis, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades”, pontuou.

Diamantina: tradição centenária

Recentemente incluída pela Revista Forbes na relação de cidades brasileiras para se curtir o carnaval, Diamantina é o destino para quem procura agito e muita cultura. O levantamento foi feito pela agência Stella Barros Turismo sobre os destinos mais procurados por turistas no período, dentro e fora do Brasil. Diamantina é considerada a cidade-berço do Carnaval em Minas Gerais, com blocos centenários. Entre os dias 28 de fevereiro a 4 de março, terá suas tradicionais batucadas, como a Bartucada e a Bat-Caverna, e as apresentações de bandas e desfiles de blocos pelas ruas e praças históricas da cidade.

Goiás: samba no centro histórico

O carnaval de Goiás (GO) destaca-se pela animação contínua no Centro Histórico. A antiga capital goiana tem um carnaval tradicional com blocos e marchinhas. De 28 a 4 de março a cidade se transforma em um mar de alegria e celebração com o tema Rio Vermelho, vem sambar com a gente, com blocos de rua que contabilizam 60 atrações, a cidade incentiva um carnaval familiar, sem cobrança de ingressos, e celebra artistas locais e do estado.

Olinda: templo do frevo e maracatu

O centro histórico de Olinda (PE) é considerado um templo do frevo e maracatu. Em 2025 com o tema “Todos Juntos Numa Só Alegria”, a cidade se prepara para receber foliões do mundo todo em uma explosão de cultura, união e diversidade. São mais de 150 artistas confirmados, que prometem animar sete polos espalhados pela cidade. Entre as atrações, destacam-se grandes nomes da música brasileira como Lenine, Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Luíza Sonza e João Gomes, que dividirão espaço com as expressões culturais locais. O Carnaval de Olinda é celebrado entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março, aguardando um público de cerca de 4 milhões de pessoas. 

Ouro Preto: carnaval histórico 

O carnaval 2025 de Ouro Preto promete fazer história e superar recordes da folia, com mais de 30 atrações musicais e desfiles de 61 blocos distribuídos entre a sede e os distritos. A festa começa na quinta-feira com o bloco Vermelho e Branco, reunindo milhares de foliões nas ladeiras históricas. O carnaval que tem o bloco mais antigo do Brasil em atividade, fundado em 1867, o Bloco Zé Pereira dos Lacaios, a cidade também é reconhecida pelo Carnaval universitário, recebendo estudantes de todo o Brasil. As repúblicas estudantis organizam festas exclusivas e blocos tradicionais, tornando a cidade um dos destinos mais procurados pelos jovens foliões. Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50 anos do Balanço da Cobra, um dos blocos mais tradicionais e animados da cidade

Paraty: o carnaval como antigamente

A cidade histórica de Paraty festeja o carnaval de rua, como antigamente. Todos os dias, a toda hora, é possível encontrar bonecões, mascaradinhos, fantasiados e todo tipo de gente animada brincando nas ruas. Aliás, esse é o espírito do carnaval de rua em Paraty: muita brincadeira nas ruas, de forma livre e descontraída.Alguns blocos  já são muito conhecidos como o Bloco Tarja Preta, Tribo do Samba, Bloco das Piranhas e Os Caras de Pau. A Banda Santa Cecília e o Bloco da Lama estão entre os destaques do calendário. A fusão entre arte, música e folia é marcante no Arrastão do Jabaquara e pelos Assombrosos do Morro. Seus membros confeccionam bonecos gigantes em papel marchê e saem pelas ruas ao som de marchinhas de Carnaval, impressionando crianças e adultos.

Rio de Janeiro: entre desfiles e megablocos

O carnaval do Rio de Janeiro está cheio de novidades. O maior espetáculo da terra, o Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial mudou para três noites pela primeira vez na história, acontecendo no domingo, segunda e terça-feira de Carnaval (dias 2, 3 e 4 de março). Isso significa mais tempo para aproveitar a apresentação de cada escola, com cada desfile durando entre 70 e 80 minutos – 10 minutos a mais que no ano passado! A programação dos megablocos também está caprichada e vai reunir multidões pela Rua Primeiro de Março, no Centro da cidade. 

Salvador: Capital Afro

A maior festa de rua está prestes a começar em Salvador. O carnaval de 2025 na capital baiana inicia no dia 27 de fevereiro e vai até o dia 4 de março. Já estão confirmados nomes como Bell Marques, Ludmilla, Ivete, Leo Santana e muitos outros. Ao todo, serão sete circuitos oficiais de muita festa, são eles: Barra Ondina (Dodô); Campo Grande (Osmar); Batatinha (Centro); Sérgio Bezerra; Mestre Bimba, além dos Bairros, que acontece em Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma e Pau de Lima.

São Cristóvão: o Carnaval dos Carnavais

A cidade de São Cristóvão já está em clima carnavalesco. O tradicional Carnaval dos Carnavais terá uma programação repleta de atrações que contemplam Povoados, Centro Histórico e Grande Rosa Elze. Serão cerca de 30 blocos apoiados pela Prefeitura, além de apresentações nos palcos instalados no Centro Comercial do Eduardo Gomes e na Bica dos Pintos. A programação oficial seguirá até 04 de março. O Carnalira, que abriu a programação, é comandado pela Filarmônica Lira Sancristovense, fundada em 1990 e considerada patrimônio histórico, artístico e cultural de São Cristóvão.

São Luiz: Tem Folia na Ilha!

Contagem regressiva para a folia começar oficialmente em São Luís! A temporada de Carnaval deste ano conta com uma programação extensa, que começa no dia 27 de fevereiro e segue até 4 de março, com atrações para todas as idades. Entre os destaques da programação estão os shows de Jorge e Mateus, Glória Groove, Anitta, Nattan, Wesley Safadão, Durval Lelyls, Chiclete com Banana, Zé Vaqueiro e Xand Avião. O ponto de encontro da folia será na Avenida Litorânea, onde trios elétricos prometem arrastar uma multidão de apaixonados pela folia. Além disso, a programação conta com espaço para apresentações de artistas e grupos maranhenses que prometem agitar o circuito “Vem Pro Mar”.

© 2022-2025. Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial. Todos os direitos reservados.