Selo da ONU de Melhores Vilas Turísticas está com inscrições abertas

Selo da ONU de Melhores Vilas Turísticas está com inscrições abertas

Os municípios detentores de patrimônio mundial cultural, natural ou geocientífico podem impulsionar sua estratégia de desenvolvimento sustentável ao apresentar candidatura à seleção da ONU Turismo de Melhores Vilas Turísticas. A oportunidade está aberta até 18 de abril, por meio de chamada pública. O Ministério do Turismo indicará os roteiros representantes do Brasil.

Para o presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento, trata-se de uma oportunidade para valorizar o turismo patrimonial brasileiro. “Reconhecemos esse concurso como uma opção interessante para promoção do turismo das cidades patrimônio mundial do Brasil e também dos geoparques, iniciativas que focam o desenvolvimento sustentável”, avaliou. 

Os requisitos para candidatura estão descritos no edital de chamada pública simplificada, e podem ser acessados no site do Ministério do Turismo (ACESSE AQUI). O Brasil poderá apresentar, no máximo, oito candidaturas brasileiras para a eleição, e a previsão de divulgação dos destinos reconhecidos pela ONU Turismo será em outubro deste ano.

O selo “Melhores Vilas Turísticas” é um concurso que busca transformar o turismo em um catalisador da prosperidade e bem-estar, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Podem participar entidades públicas, privadas, associações, pessoas físicas e jurídicas representantes de comunidades que adotam estratégias inovadoras para fortalecer o turismo em áreas rurais ou de natureza.

HISTÓRICO – A seleção foi criada em 2021 e o concurso exige dos destinos inscritos requisitos como a baixa densidade populacional e a disponibilidade de atividades tradicionais preservadas. Além disso, no aspecto cultural, esses roteiros devem compartilhar os valores e o estilo de vida da comunidade. As vencedoras recebem um selo, que as identifica como exemplos, além de participarem de uma rede mundial para a troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de fortalecimento do turismo rural.

Com informações do MTur 

© 2022-2025. Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial. Todos os direitos reservados.