Brasil apresenta candidatura do Maracatu Nação à lista de patrimônio cultural imaterial da Humanidade

Brasil apresenta candidatura do Maracatu Nação à lista de patrimônio cultural imaterial da Humanidade

Outra novidade é o registro do Kene Kuĩ como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Conselho Consultivo do Iphan

Nesta segunda-feira, dia 31/03, o Brasil oficializou a indicação do Maracatu Nação como candidato à Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O dossiê, entregue à Unesco pelo Ministério da Cultura (MinC) e Ministério das Relações Exteriores (MRE), foi elaborado pelo Iphan, pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e pelas comunidades detentoras do bem cultural. O Maracatu Nação foi registrado como patrimônio cultural do Brasil em 2014. A avaliação cabe ao Comitê Intergovernamental da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco.

Além da busca pelo reconhecimento mundial de mais um bem cultural brasileiro, na última terça-feira, dia 25/03, o Kene Kuĩ – conjunto de saberes e técnicas envolvidos na produção dos grafismos do povo Huni Kuĩ, originário da Amazônia Ocidental foi registrado bem imaterial do patrimônio cultural brasileiro. A decisão foi tomada durante a 107ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão colegiado de decisão máxima do Iphan para decisões sobre registros e tombamentos de bens culturais, no auditório do Iphan Sede, em Brasília.

Os patrimônios registrados são os bens culturais imateriais reconhecidos formalmente como Patrimônio Cultural do Brasil. Completando 25 anos, foi o Decreto nº 3.551, de 4 de agosto de 2000 que instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial e o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI). Esses bens caracterizam-se pelas práticas e domínios da vida social apropriados por indivíduos e grupos sociais como importantes elementos de sua identidade. 

Quando reconhecidos, os bens são inscritos em um dos quatro Livros do Registro a partir de sua classificação em uma das categorias de bens culturais: Celebrações, Lugares, Saberes e Formas de Expressão. Com o acréscimo do Kene Kuĩ no Livro de Saberes, existem 53 bens imateriais registrados. Deste total, existem 7 bens culturais do Brasil inscritos na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

Saiba quais são bens culturais imateriais na lista de patrimônio da Humanidade:

  1. Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal – 2024
  2. Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão – 2019
  3. Roda de Capoeira – 2014
  4. Círio de Nazaré: procissão da imagem de Nossa Senhora de Nazaré na cidade de Belém (Estado do Pará) – 2013
  5. Frevo: arte do espetáculo do carnaval de Recife – 2012 
  6. As expressões orais e gráficas dos Wajapis – 2008
  7. Samba de Roda do Recôncavo Baiano – 2008

Foto: Guilherme Labonia. Acervo Fundarpe Iphan

© 2022-2025. Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial. Todos os direitos reservados.