A Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial – OCBPM, é uma entidade criada em 2013 para definir estratégias quanto a gestão turística e conservação dos 23 sítios Patrimônio Mundial, Culturais, Naturais e Misto, reconhecidos pela UNESCO existentes no Brasil, das cidades brasileiras históricas, turísticas e integrantes de geoparques.
A OCBPM foi criada para auxiliar os municípios e regiões a alcançarem patamares mais elevados de desenvolvimento sustentável por meio da valorização do patrimônio cultural e natural.
Segundo a UNESCO, o Patrimônio Cultural Mundial é composto por espaços que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Esses sítios são a base para o desenvolvimento de produtos turísticos competitivos pois abrigam expressões, manifestações da cultura viva e incomparáveis bens naturais.
O aproveitamento efetivo dessa potencialidade deve ser realizado a partir do estabelecimento de redes de cooperação entre governo, comunidade e iniciativa privada para a implantação de políticas públicas voltadas às ações de preservação, promoção e de integração dos sítios históricos com a cidade e com um processo de desenvolvimento local inclusivo.
São objetivos da OCBPM:
O Turismo age de forma transversal e é a atividade econômica capaz desenvolver, estruturar e dar visibilidade as cidades históricas como destinos turísticos.