O projeto vai realizar a Sinalização Turística de 16 Sítios do Patrimônio Mundial Brasileiro declarados pela UNESCO, atendendo uma das principais demandas dos Sítios Históricos Culturais e Naturais do país, que é a implantação de placas e totens informativos para maior visibilidade e aumento da visitação turística aos locais. Destaca-se que toda a aplicação está baseada no “Manual de Sinalização do Patrimônio Mundial no Brasil”, elaborado pelo IPHAN e no Manual da Unesco.
A Sinalização Turística dos Patrimônios Mundiais irá permitir a democratização da cultura e um incremento turístico previsto em 30% ‐ o que levará ao aumento da sustentabilidade dos Sítios e da comunidade em geral em função do efeito irradiador que esta visitação promoverá nas economias locais, uma vez que a eficácia da sinalização garante fácil acesso do turista ao atrativo.
Os principais pontos do projeto se relacionam ao fato das Cidades serem declaradas como Patrimônio Mundial da Humanidade e estarem organizadas na forma de uma associação que as representa (OCBPM) na formulação de proposições políticas junto aos órgãos competentes e na captação de recursos para melhoria da gestão e da infraestrutura.
Oportunidades se dão no que tange a um grande reflexo na economia, que promove o incremento do Turismo, na tendência mundial de comportamento do consumidor em explorar lugares singulares e experienciar a cultura; e no fato do Tribunal de Contas da União haver sinalizado a importância de investimentos para manutenção e cuidado dos Sítios, gerando uma política nacional integrada para o Patrimônio Cultural.
Desta forma, a necessidade de atuar na sinalização turística, no contexto de um projeto como este, requer um trabalho profissional e qualificado, tendo em vista que:
A sinalização é a comunicação efetuada por meio de um conjunto de placas de sinalização implantadas sucessivamente ao longo de um trajeto estabelecido, tem por objetivo melhorar a mobilidade e o deslocamento de pessoas e garantir a eficiência e a segurança para os usuários das vias urbanas e rurais, auxiliando‐os a atingir os destinos pretendidos.
A sinalização de orientação turística, com mensagens que contribuem para a difusão do conhecimento dos atrativos e para o desenvolvimento da atividade turística, reveste‐se de grande importância, pois tem função educativa e indicativa, além de dinamizar o setor turístico e integrar o turista com a paisagem visitada.
Cabe salientar que a Sinalização de Orientação Turística faz parte do conjunto de sinalização de indicação de trânsito. Assim, deve seguir os mesmos objetivos e princípios fundamentais, com vistas a garantir a eficiência e a segurança do sistema viário para os usuários das vias urbanas e rurais.
A finalidade da sinalização é orientar os usuários, direcionando‐os e auxiliando‐os a atingir os destinos pretendidos. Dessa forma, para garantir sua homogeneidade e eficácia, é preciso que seja concebida e implantada de forma a assegurar a aplicação dos seguintes objetivos e princípios básicos:
Legalidade
Padronização
Visibilidade, legibilidade e segurança
Suficiência
Continuidade e coerência
Especificações técnicas do produto
Alguns aspectos a serem observados referem‐se à necessidade de assegurar ao usuário, por exemplo:
Setores e segmentos a serem atendidos: Cadeia Produtiva da Cultura, do Turismo e dos Serviços Responsáveis e envolvidos na concepção e execução da proposta – OCBPM e os respectivos municípios pertencentes à Associação, Confederação Nacional dos Municípios, Prefeitos e Secretários Municipais de Cultura e Turismo.
O projeto de sinalização turística dos patrimônios mundiais declarados pela Unesco no Brasil, vai atender os seguintes 16 sítios históricos/culturais/naturais:
I FASE:
Definição e contratação de equipes; Visita técnica aos Sítios; Elaboração do Projeto de Sinalização dos sítios Patrimônio Mundial Cultural no Brasil; Criação da identidade visual; Orçamento e produção dos materiais.
II FASE:
Transporte e instalação da Sinalização dos 10 sítios Patrimônio Mundial Cultural; Divulgação do projeto e contrapartidas sociais.
Para todos os sítios estão previstos:
O projeto prevê, logo após a implantação da sinalização em cada um dos municípios, a visitação guiada por parte de alunos e professores de escolas públicas ao sítios atendidos pelo projeto. O objetivo é difundir o conhecimento e despertar o pertencimento da comunidade aos locais declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Professores e alunos podem ser os maiores e melhores agentes multiplicadores desse pertencimento e da valorização dos sítios como locais de oportunidade, uma vez ue o turismo tem um imenso potencial como fonte geradora de emprego e renda. Além disso, é um fator importante para o desenvolvimento sustentável, econômico e social do Patrimônio Mundial.
As visitas guiadas serão realizadas em parceria com as Prefeituras e Secretarias de Educação de cada um dos dez municípios.
O guia será um profissional capacitado, membro da equipe do projeto, pessoa da comunidade ou contratata, que tenha toda a informação sobre os sítios Patrimônio Mundial e sua importância histórica, cultural e/ou natural para a cidade e região, assim como para o país e o mundo.
Em cada sítio, a atividade de formação deve acontecer durante um turno inteiro (ou mais, conforme a necessidade do local) com intervalo para lanche e perguntas ao guia.
O transporte será gratuito aos participantes em ônibus fretados pelo projeto. Público‐alvo: 40 alunos e professores de escolas públicas de cada um dos sítios Patrimônio Mundial. Atendendo no total do projeto cerca de 400 pessoas.